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Barragem Piraquara 1 – Piraquara, PR
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Quais são os tipos de ações emitidas pela Sanepar e suas características? Onde são negociadas as ações emitidas pela Sanepar?

As ações e Units emitidas pela Sanepar são negociadas apenas na B3 e estão listadas no Nível 2 de Governança Corporativa.

Atualmente, são três os ativos negociados na B3:

  • Ações Ordinárias ON: SAPR3

  • Ações Preferenciais PN: SAPR4

  • Units: SAPR11 – Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários negociados em conjunto. No caso da Sanepar, cada Unit consiste no agrupamento de 1 (uma) ação ordinária e (4) quatro ações preferenciais. As Units são compradas e/ou vendidas no mercado como uma unidade.

Por que as Units foram constituídas?

Para atender à solicitação de acionistas, a Sanepar realizou o processo de formação de Units, em 2017, que resultou na sua negociação na B3 propiciando maior liquidez às ações ordinárias, que em sua maioria encontrava-se em poder do acionista controlador.

Posso transformar minhas ações preferenciais e ordinárias em Units? E o inverso?

Sim, é possível esta transformação a qualquer momento. A execução do agrupamento de ações ou inverso deve ser solicitada para seu corretor que fará os trâmites necessários junto a B3. A Sanepar não gerencia esta operação. Importante ter atenção e respeitar a condição da relação de ações preferenciais e ordinárias que compõem uma Unit.

A Sanepar possui ADRs?

Os ADRs – ou American Depositary Receipts – são recibos de ações de empresas não americanas (brasileiras, inclusive) negociados nos Estados Unidos.

Até o momento, não são negociadas ADRs da Sanepar em Bolsas de Valores nos EUA.

Qual é a política de dividendos seguida pela Sanepar?

A Política de Dividendos vigente da Sanepar determina que, de acordo com o Estatuto Social, a parcela referente ao dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% do lucro líquido ajustado na forma do artigo 202, da Lei das S.A.

Adicionalmente, a Administração poderá, além do dividendo anual obrigatório, observada a saúde financeira e o interesse público que motivou a constituição da Companhia, aprovar a distribuição, como dividendo adicional e/ou juros sobre o capital próprio, de até mais 25% do lucro líquido.

A política de dividendos da Sanepar pode ser consultada, na sua íntegra, acessando o item Estatuto, Códigos e Políticas no menu Governança Corporativa do site de RI da Companhia.

Qual é a frequência de distribuição de dividendos da Sanepar?

A Sanepar efetua semestralmente, em junho e dezembro de cada exercício, crédito contábil a seus acionistas referente aos Juros sobre o Capital Próprio relativo ao resultado de cada semestre, para os acionistas com posição acionária na data definida em junho e dezembro de cada exercício.

A definição da data e aprovação para a realização do pagamento ocorre em uma única vez em AGO (Assembleia Geral Ordinária), realizada anualmente em abril.

A definição da data do pagamento deverá ocorrer em até 60 dias após sua realização desta AGO, de acordo Art. 91 do Estatuto Social da Companhia.

O histórico das datas de pagamento dos anos anteriores pode ser consultado no menu Informações Financeiras no item Dividendos e JCP.

Como posso consultar e me certificar dos créditos contábeis realizados?

Os créditos contábeis vinculados ao CPF ou CNPJ de cada acionista podem ser consultados nos dispositivos disponibilizados para consulta pela sua corretora e no site da B3, na área destinada ao Investidor.

Os valores, de acordo com a Política vigente, são referentes à data da posição acionária definida em junho e/ou dezembro.

Vale lembrar que, enquanto não for realizada a Assembleia Geral Ordinária de Acionistas em abril e definida a data de pagamento dos rendimentos, nos relatórios e extratos, aparecerá data inválida aleatória de pagamento DD/MM/AAAA, variando conforme o canal de consulta utilizado. Uma vez definida a data na AGO, o campo mostrará a data que será efetivado o pagamento.

Como e quando é definida a data de pagamento dos rendimentos?

A definição da data do pagamento dos créditos contábeis ocorre na Assembleia Geral Ordinária, que ocorre em abril de cada ano, que pode definir que o pagamento poderá ocorrer em até 60 dias após a realização da AGO.

Diante deste fato, antes da ocorrência da AGO, os extratos e indicativos dos créditos contábeis dos acionistas mostram data inválida aleatória de pagamento DD/MM/AAAA. Uma vez realizada a AGO e definida a data, é demonstrada a data correta efetiva.

Estou com divergência nos valores que entendo que devo receber na data do pagamento de proventos. Quais os pontos importantes que tenho que me certificar?

Em caso de dúvidas e/ou divergências a respeito do valor ou dos créditos contábeis é importante se certificar, inicialmente, da sua posição e tipo de ação ou Unit na “data com” definida pela Companhia para o período em questão, bem como o número de corretoras com as quais investiu no período em análise. É importante se atentar, também, que existe uma diferença entre o valor bruto e o valor líquido decorrente dos imposto de renda recolhido na fonte.

Em caso oportuno, está previsto o tag along pelo Estatuto da Companhia?

Tag along (ou direito de “ir junto” em português) é uma proteção legal concedida aos acionistas minoritários em operações de venda do controle da sociedade, permitindo que tais acionistas deixem a sociedade caso o controle da empresa passe para um novo investidor que até então não tinha participação no negócio.

O tag along é uma obrigação da Companhia por estar listada no Nível 2 de Governança Corporativa da B3 e há esta previsão no Capítulo VIII, artigos 81 a 83 do Estatuto Social da Companhia, de 100% para as ações ordinárias, para as ações preferenciais e, também, para Units.

Sou acionista da Sanepar. Como posso ter acesso ao Informe de Rendimentos das minhas ações para confeccionar minha Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda?

O Informe de Rendimentos de seus ativos é uma responsabilidade do agente escriturador contratado pela Companhia, no caso o Bradesco, sendo disponibilizado em formato digital.

Para acessar o referido documento, o investidor deverá acessar o Portal de Documentos Digitais – PDD (documentosdigitaiscustodia.bradesco), uma plataforma criada que possibilita a visualização, impressão e download de documentos de forma totalmente digital, conforme procedimentos abaixo:

  1. No portal documentosdigitaiscustodia.bradesco, clique em Primeiro Acesso;

  2. Digite seu CPF e a data de nascimento. No caso de Pessoa Jurídica, digite o CNPJ e a data de fundação;

  3. Para verificar sua identidade, escolha uma das opções: número de telefone ou e-mail;

  4. Digite o código recebido e crie sua senha;

  5. Pronto! Seu acesso já foi criado. Basta entrar com o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.

Além disto, para os investidores correntistas Bradesco, está mantida a consulta e emissão do Informe de rendimentos diretamente pelo Internet Banking/Investimentos/Consultas. Em Ativos Escriturais, selecionar a opção Consulta Informe de Rendimentos – 2ª via.

Qual é a política de divulgação de atos e fatos relevantes da Sanepar?

A Companhia tem definida sua Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Sanepar, que estabelece diretrizes em relação às regras e práticas que devem ser observadas por todos aqueles que tenham conhecimento de informações privilegiadas.

A política de divulgação de atos e fatos relevantes da Companhia, pode ser acessada, na sua íntegra, no item Estatuto, Códigos e Política no menu Governança Corporativa.

Como faço o cadastro no mailing list da Sanepar, para que eu possa ter acesso aos comunicados, fatos relevantes e avisos aos acionistas?

O acesso aos comunicados, fatos relevantes e avisos aos acionistas é livre pelo endereço eletrônico http://ri.sanepar.com.br

Para se cadastrar no mailing list de RI da Sanepar, e receber um aviso quando da divulgação e inclusão de novo documento, acesse o item Cadastre-se em nosso Mailing no menu Serviços aos Investidores.

Como posso entrar em contato com a equipe de RI da Sanepar?

Acesse o item Fale com RI no menu Serviços aos Investidores para ter acesso aos dados de contato da equipe através de e-mail, telefone ou para agendar uma reunião.

Como a Sanepar faz a transmissão das suas conferências? Com que frequência? Posso acessar os vídeos e a apresentação das conferências anteriores?

Trimestralmente, a Sanepar realiza a divulgação de seus resultados a todos os interessados, por meio de apresentação em videoconferência.

O link para acompanhamento e as informações a respeito das videoconferências estará disponível na homepage de RI da Companhia, aproximadamente 15 dias antes de sua realização.

Para acessar os vídeos e as apresentações das conferências anteriores, acesse o item Central de Resultados no menu Informações Financeiras.

Onde e quando a Sanepar promove a Reunião Pública Anual com Analistas e Investidores?

Anualmente, a Sanepar promove a sua Reunião Pública Anual com Analistas e Investidores, de forma a expor seus resultados e pontos importantes que norteiam a estratégia e condução da Companhia. Nos últimos anos, de forma a viabilizar maior participação, a Reunião aconteceu de forma virtual.

Quanto o município de Curitiba representa na receita total da Sanepar?

Aproximadamente, 22,3% (base junho/2023) da receita total da Sanepar é oriunda da concessão com o município de Curitiba. É possível acompanhar estes dados para Curitiba e outras grandes cidades através do Press Release, publicado trimestralmente.

Como é calculada a tarifa da Sanepar?

A tarifa praticada pela Sanepar é calculada com base no regime de regulação por incentivos, que prevê de modo mais adequado, a remuneração para os investimentos prudentes e o estímulo à manutenção de custos operacionais eficientes possibilitando ganhos de produtividade (Fator X) e seu consequente compartilhamento com o consumidor.

Novas tarifas da Sanepar são estabelecidas considerando modicidade tarifária e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Os procedimentos de ajuste e adequação dos componentes tarifários podem ser corrigidos por meio de uma Revisão Tarifária Periódica (RTP), de uma Revisão Tarifaria Extraordinária (RTE), ou ainda, por meio da aplicação de um IRT – Índices de Reajustes Tarifários.

O detalhamento do tema pode ser acessado no menu Regulação.

A Sanepar possui alguma PPP (Parceria Público-Privada)?

Sim. No momento, a Sanepar possui uma Parceria Público Privada - PPP na Microrregião Centro-litoral do Estado do Paraná – MRAE-1, composta de 16 municípios, firmada com a Saneamento Consultoria S.A. Esta PPP tem como responsabilidade a execução de obras, operação e manutenção dos serviços de esgotamento sanitário da microrregião pelo período de 24 anos e 5 meses.

Ainda, está em andamento o processo de consulta pública para a Licitação modalidade concorrência internacional para as PPPs da Microrregião Centro-leste – MRAE-2 e Microrregião Oeste – MRAE-3 do Estado do Paraná.

Última atualização em 15 de setembro de 2023
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Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná
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