- Relações com Investidores
- Governança Corporativa
- Administração
A estrutura organizacional da Sanepar é apresentada em seu organograma, formado pela Assembleia Geral de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitê de Elegibilidade, Comitê de Auditoria Estatutário, Comitê Técnico e a Diretoria Executiva constituída pela Diretoria da Presidência e pelas demais: Administrativa, Comercial, Financeira e de Relações com Investidores, Inovação e Novos Negócios, Investimentos, Meio Ambiente e Ação Social, Jurídica e Operações. A estrutura conta também com as Diretorias Adjuntas de Comunicação e Marketing e de Governança, Riscos e Compliance, além da Auditoria Interna.
Diretoria Executiva
Compete à Diretoria Executiva a gestão corrente dos negócios da Companhia, obedecidos o Plano de Organização, o Plano de Negócios Plurianual e o Orçamento Anual elaborados e aprovados de acordo com o Estatuto Social da Companhia.
A Diretoria Executiva será constituída por até 9 (nove) diretores com funções executivas, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração, designados Diretor-Presidente, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Diretor de Operações, Diretor Administrativo, Diretor Comercial, Diretor de Investimentos, Diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Diretor de Inovação e Novos Negócios e Diretor Jurídico.
O mandato dos Diretores é de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.
A Diretoria Executiva reunir-se-á, ordinariamente pelo menos uma vez por mês, e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou por 2 (dois) diretores.
As atribuições da Diretoria Executiva estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição da Diretoria Executiva
Nome | Cargo | Término da gestão |
---|---|---|
Claudio Stabile | Diretor-Presidente | 10/06/2024 |
Sergio Wippel | Diretor de Operações | 10/06/2024 |
Fernando Mauro Nascimento Guedes | Diretor Administrativo | 10/06/2024 |
Leura Lucia Conte de Oliveira | Diretora de Investimentos | 10/06/2024 |
Abel Demetrio | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | 10/06/2024 |
Julio Cesar Gonchorosky | Diretor de Meio Ambiente e Ação Social | 10/06/2024 |
Elerian do Rocio Zanetti | Diretor Comercial | 10/06/2024 |
Anatalicio Risden Junior | Diretor de Inovação e Novos Negócios | 10/06/2024 |
Marcus Venício Cavassin | Diretor Jurídico | 10/06/2024 |
Currículos dos Diretores Executivos
Claudio Stabile - Diretor-Presidente
Advogado
Formação
Graduação – Direito – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Cascavel/PR
Pós-Graduação Franco-Brasileira – Sustentabilidade do Território Urbano Paranaense – Unilivre/ Nantes – Ensa, Architecture / Université Paris/ Université de Technologie de Compiègne
Especial. – Direito Administrativo – Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
Especial. – Direito Processual Civil – IBEJ – ICSP – Instituto de Ciências Sociais do Paraná – Instituto Brasileiro de Estados Jurídicos
Pós-Graduação – “lato sensu” em Direito – Escola da Magistratura do Paraná
Experiência
2005 – 2006 – Diretor Jurídico – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel-PR
2006 – 2006 – Presidente – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel-PR
2006 – 2008 – Secretário de Finanças – Prefeitura Municipal e Cascavel-PR
2011 – 2013 – Chefe de Gabinete – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
2013 – 2018 – Diretor Administrativo e Financeiro – PARANACIDADE
Outras Experiências
2003 – Professor de Direito Administrativo – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – UNIVEL
2014 – 2017 – Conselheiro de Administração – Fomento Paraná
2018 – Vice-Presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais do Paraná
Sergio Wippel - Diretor de Operações
Engenheiro Sanitarista
Formação
Graduação – Engenharia Sanitária – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Especialização – Saneamento e Vigilância Sanitária – FIOCRUZ
Especialização – Administração da Produção – Fundação Getúlio Vargas
Mestrado – Meio Ambiente Urbano e Industrial – Universidade de Stuttgart/UFPR/SENAI
Experiência
1990 – 1991 – Engenheiro de Projetos de Expansão – Sanepar/Cascavel
1996 – 1999 – Gerente de Engenharia e de Obras – Sanepar/Cascavel e Curitiba
2003 – 2006 – Gerente da Unidade Metropolitana Regional Sul – Sanepar/Curitiba
2006 – 2011 – Gerente de Programa Saneamento Ambiental do Paraná – Curitiba
2017 – 2018 – Diretor de Financiamento de Projetos de Saneamento da SNSA do Ministério das Cidades – Brasília
2019 – 2020 – Gerente Geral de Planejamento e Desenvolvimento Operacional – Sanepar/Curitiba
Fernando Mauro Nascimento Guedes - Diretor Administrativo
Engenheiro Florestal
Formação
Graduação – Engenharia Florestal – UFPR
Experiência
2020 – 2023 – Diretor Adjunto de Governança, Riscos e Compliance - Sanepar
2017 – 2023 – Consultor - FG Consultoria Institucional
2015 – 2016 – Secretário Municipal do Trabalho e Emprego - Prefeitura Curitiba
2014 – 2016 – Coordenadoria de Relações com a Comunidade do Gabinete do Prefeito - Prefeitura Curitiba
2013 – 2014 – Chefe de Gabinete / Fundação de Ação Social - Prefeitura Curitiba
2011 - 2012 – Secretário Municipal de Relações com a Comunidade - Prefeitura de Curitiba
Leura Lucia Conte de Oliveira - Diretora de Investimentos
Engenheira Civil
Formação
Graduação – Engenharia Civil – Universidade Federal do Paraná – UFPR
Especialização – Ciências Econômicas – Faculdade Católica de Administração e Economia
MBA – Regulação – Faculdade UNYLEYA
Experiência
1986 – 1988 – Engenheira de Projetos – OSM Engenharia de Projetos Ltda
1988 – 1996 – Engenheira de Projetos – Sanepar
1997 – 2000 – Gerente de Novos Negócios – Sanepar
2001 – 2009 – Gerente de Projetos Especiais – Sanepar
2010 – 2014 – Gestora de Recursos Financeiros – Sanepar
2015 – 2020 – Gerente de Regulação – Sanepar
Abel Demetrio - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Administrador de Empresas
Formação
Graduação – Administração de Empresas – Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE
Pós-Graduação – Planejamento e Gerenciamento Estratégico – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
Pós-Graduação – Finanças Corporativas – Universidade Federal do Paraná – UFPR
Experiência
2004 – 2008 – Coordenador de Planejamento Financeiro – Sanepar
2012 – 2016 – Conselho Fiscal – FUSAN
2008 – 2019 – Gerente Financeiro – Sanepar
Julio Cesar Gonchorosky - Diretor de Meio Ambiente e Ação Social
Oceanógrafo
Formação
Graduação – Oceanografia Biológica – Fundação Universidade do Rio Grande
Mestrado – Geologia Costeira – Universidade Federal da Bahia
Experiência
1986 – 2008 – IBAMA
2007 – 2008 – Direção de Unidades de Conservação – ICMBio
2008 – 2014 – Coordenação – ICMBio
2014 – 2016 – Consultoria Ambiental
2016 – 2019 – Superintendente no Estado do Paraná – IBAMA
Elerian do Rocio Zanetti - Diretor Comercial
Pedagogo
Formação
Técnico – Contabilidade – Escola Técnica de Comércio – UFPR
Graduação – Pedagogia – Universidade do Oeste Paulista
Experiência
1977 – 1983 – Prefeito Municipal de Campina Grande do Sul
1985 – 1985 – Chefe de Gabinete da Presidência – Instituto de Previdência do Estado do Paraná – IPE
1986 – 1987 – Diretor de Gabinete de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná
1987 – 1988 – Diretor Administrativo e Financeiro – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC
1989 – 1992 – Prefeito Municipal de Campina Grande do Sul
1993 – Assessor Especial de Governo – Governadoria do Estado do Paraná
1994 – Diretor-Presidente – Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná – FUNDEPAR
1997 – 2004 – Prefeito Municipal de Campina Grande do Sul
Anatalicio Risden Junior - Diretor de Inovação e Novos Negócios
Empresário
Formação
Escola Naval - Bacharel em Ciências do Mar
Pós-Graduação - Administração Financeira - Fundação Getúlio Vargas
Mestrado em Comando e Estado-Maior na Escola de Guerra Naval
Doutorado em Altos Estudos de Política e Estratégica
Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – Fundação Dom Cabral
Experiência
2022-2023 - Diretor Geral Brasileiro - Itaipu Binacional Geração de Energia
2019-2022 - Diretor Financeiro Executivo - Itaipu Binacional Geração de Energia
2014-2016 - Presidente do Conselho Fiscal da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A
Outras experiências profissionais:
2012 - 2015 - Diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha
2003 - 2005 - Diretor do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha
1998 a 1999 - Diretor do Depósito de Material Comum da Marinha
Entre outras: Chefe de Gabinete, Assessoria Parlamentar na Presidência da República, Ajudante de Ordens do Presidente da República, Subchefe da Estação Brasileira “Comandante Ferraz” na Antártica e atuação como consultor na Fundação Getúlio Vargas.
Marcus Venício Cavassin - Diretor Jurídico
Advogado
Formação
Graduação – Direito – Universidade Federal do Paraná – UFPR
Especialização em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ
Pós-Graduação “Lato Sensu” pela Escola da Magistratura do Paraná
Pós-Graduação em Direito do Saneamento pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP)
Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA
Experiência
Desde 1996 - Advogado na Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR.
1996 a 2005 – Advogado na Coordenação de Direito do Consumidor.
2005 a 2007 – Coordenador da Coordenação de Direito do Consumidor.
2007 a 2016 – Assessor da Diretoria Jurídica
2016/2024 – Gerente Jurídico Geral
Membro Consultor da Comissão Especial de Saneamento da OAB Nacional
Membro da Câmara Técnica Jurídica da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE)
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o órgão deliberativo responsável por determinar as diretrizes e orientação geral para os negócios, e por formular e expressar as políticas da Companhia.
O Conselho de Administração é composto de 9 (nove) membros titulares, dentre os quais um será o seu presidente, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de Acionistas, para um mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos.
O Conselho de Administração reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, de um terço de seus membros ou quando solicitado pela Diretoria Executiva, e deliberará validamente com a presença mínima de 5 (cinco) de seus membros.
As atribuições do Conselho de Administração estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição do Conselho de Administração
Nome | Cargo | Término do mandato |
---|---|---|
Reginaldo Ferreira Alexandre | Conselheiro – Membro Independente | 29/04/2026 |
Claudio Stabile | Conselheiro | 29/04/2026 |
Eduardo Francisco Sciarra | Conselheiro – Membro Independente | 29/04/2026 |
Diane Agustini | Conselheira – Representante dos Empregados | 29/04/2026 |
João Biral Junior | Conselheiro – Membro Independente | 29/04/2026 |
Joisa Campanher Dutra Saraiva | Conselheira – Membro Independente | 29/04/2026 |
Milton José Paizani | Conselheiro – Membro Independente | 29/04/2026 |
Rodrigo Sanchez Rios | Conselheiro – Membro Independente | 29/04/2026 |
Conselho Fiscal
A Companhia terá um Conselho Fiscal composto por 5 (cinco) membros titulares e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, para o mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.
O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Conselho de Administração, Diretoria ou por qualquer de seus membros efetivos, com as atribuições, competências, deveres e responsabilidades estabelecidos em lei.
Composição do Conselho Fiscal
Titulares | Suplentes | Cargo | Término do mandato |
---|---|---|---|
Jeriel dos Passos | João Elias de Oliveira | Conselheiro Fiscal | 28/04/2025 |
Denize Aparecida Cabulon Graça | Daniel Ricardo Andreatta Filho | Conselheiro Fiscal | 28/04/2025 |
Helena Maria Boschini Lemucch | Enzo Molinari | Conselheiro Fiscal | 28/04/2025 |
André Luís Rennó Guimarães | Fabio Davidovici | Conselheiro Fiscal | 28/04/2025 |
Comitê Técnico
A Companhia terá um Comitê Técnico integrado por 6 (seis) membros a serem indicados pelo Conselho de Administração, podendo os membros do Comitê Técnico serem, ou não, membros do Conselho de Administração. Um dos representantes do Comitê de Técnico será necessariamente um conselheiro de administração representante dos acionistas minoritários ou preferencialistas, indicado pelos seus pares.
O Comitê Técnico é um órgão de assessoramento do Conselho de Administração, mediante elaboração de pareceres opinativos e não vinculantes, sobre os temas definidos pelo Estatuto Social da Sanepar.
Composição do Comitê Técnico
Nome | Cargo | Término do mandato |
---|---|---|
Alessandra Barbieri Pessoa | Membro do Comitê Técnico | 27/04/2024 |
Cleber de Oliveira Mata | Membro do Comitê Técnico | 27/04/2024 |
Gilson de Jesus dos Santos | Membro do Comitê Técnico | 27/04/2024 |
Helio Renato Wirbiski | Membro do Comitê Técnico | 27/04/2024 |
Joisa Campanher Dutra Saraiva | Membro do Comitê Técnico | 27/04/2024 |
Comitê de Auditoria Estatutário
A Companhia terá um Comitê de Auditoria Estatutário integrado por 4 (quatro) membros independentes, a serem indicados pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 2 (dois) anos, sendo que o termo final coincidirá com o mandato dos Conselheiros de Administração, permitida 3 (três) reconduções consecutivas. Um dos representantes do Comitê de Auditoria será necessariamente um conselheiro de administração independente, indicado pelos seus pares.
O Comitê de Auditoria Estatutário reunir-se-á, no mínimo mensalmente de forma ordinária e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente. Quando entender necessário, o Comitê poderá reunir-se com qualquer membro das Diretorias, Auditoria Independente, Auditoria Interna, Conselho Fiscal ou outro órgão de governança.
As atribuições e competências do Comitê de Auditoria Estatutário estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição do Comitê de Auditoria Estatutário
Nome | Cargo | Término do mandato |
---|---|---|
Artemio Bertholini | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 16/05/2022 |
Pedro Armando de Lima Funes | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 27/04/2024 |
Milton José Paizani | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 27/04/2024 |
O contato direto com o Comitê de Auditoria Estatutário pode ser realizado através do email comiteauditoria@sanepar.com.br
Este canal de comunicação destina-se ao registro de ocorrências/denúncias relacionadas exclusivamente a:
Inobservância de normas legais e regulamentares;
Indício de fraude ou erro em controles internos ou demonstrações contábeis;
Denúncia de suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética;
Atividades de auditoria interna e independente.
Caso a manifestação não se enquadre nas hipóteses acima ou se você pretende registrar uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, acesse o Canal da Ouvidoria.
Para garantir confidencialidade, imparcialidade e independência na análise das informações recebidas, as mensagens serão encaminhadas diretamente ao Comitê de Auditoria, que é formado por integrantes sem qualquer vínculo de subordinação à Diretoria Executiva da Companhia.
Serão assegurados o tratamento confidencial das informações e a proteção da identidade do prestador, quando solicitada.
O canal admite o registro de denúncia anônima, desde que composta de fatos ou informações objetivas que possibilitem a verificação e identificação dos elementos concretos denunciados.
Comitê de Elegibilidade
A Companhia terá um Comitê de Elegibilidade que serão eleitos e destituídos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 anos, permitindo 2 reconduções consecutivas.
O Comitê de Elegibilidade é órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar dos acionistas, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários, nos termos da legislação vigente.
O Comitê de Elegibilidade reunir-se-á sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.
Composição do Comitê de Elegibilidade
Nome | Cargo | Término do mandato |
---|---|---|
Roberval Vieira | Membro do Comitê de Elegibilidade | 28/04/2025 |
Fábio Leandro Tokars | Membro do Comitê de Elegibilidade | 28/04/2025 |
José Eduardo Bekin | Membro do Comitê de Elegibilidade | 28/04/2025 |
Valquiria Aparecida de Carvalho | Membro do Comitê de Elegibilidade | 28/04/2025 |
Carlos Eduardo Chagas Precoma | Membro do Comitê de Elegibilidade | 27/04/2025 |
João Paulo de Castro | Membro do Comitê de Elegibilidade | 27/04/2025 |