FAQ

FAQ

Onde são negociadas as ações emitidas pela Sanepar?

As ações emitidas pela Sanepar são negociadas na B3 sob os códigos "SAPR3", “SAPR4” e “SAPR11” e estão listadas no Nível 2 de Governança Corporativa.

Quais são os tipos de ações emitidas pela Sanepar e suas características?

Atualmente, são três os ativos negociados na B3:

  • Ações Ordinárias ON: SAPR3
  • Ações Preferenciais PN: SAPR4
  • UNITS: SAPR11 - Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários negociados em conjunto. No caso da Sanepar, cada Unit consiste no agrupamento de 1 (uma) ação ordinária e (4) quatro ações preferenciais. As Units são compradas e/ou vendidas no mercado como uma unidade.

Por que as UNITS foram constituídas?

Para atender a solicitação de acionistas, a Sanepar realizou o processo de formação de UNITS que resultou na negociação de UNITS na B3 propiciando maior liquidez às ações ordinárias, que em sua maioria encontrava-se em poder do acionista controlador.

Posso transformar minhas ações preferenciais e ordinárias em Units? E o inverso?

Sim, é possível esta transformação a qualquer momento, desde que a relação de ações preferenciais e ordinárias que compõem uma UNIT seja respeitada. Para executar o grupamento das ações, é necessário possuir a quantidade estabelecida para cada Unit e solicitar o grupamento junto ao seu corretor que fará os trâmites necessários junto a B3. A Sanepar não gerencia esta operação.

A Sanepar possui ADRs?

Até o momento não são negociadas ADRs da Sanepar em Bolsas de Valores nos EUA.

Qual é a política de dividendos seguida pela Sanepar?

A política de dividendos da Sanepar pode ser consultada acessando o item “Estatuto, Códigos e Políticas” no menu “Governança Corporativa” do site de RI da Companhia. É importante frisar que, nas últimas 7 distribuições de dividendos, a Companhia distribuiu 50% do lucro líquido ajustado. A Política de Dividendos determina que, de acordo com o Estatuto Social, a parcela referente ao dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% do lucro líquido ajustado na forma do artigo 202 da Lei das S.A. Adicionalmente, a Administração poderá, além do dividendo anual obrigatório, observada a saúde financeira e o interesse público que motivou a constituição da Companhia, aprovar a distribuição como dividendo adicional e/ou juros sobre o capital próprio de até mais 25% do lucro líquido.

Em caso oportuno, está previsto o tag along pelo Estatuto da Companhia?

Sim. O tag along, de 100% para as ações ordinárias e também para as preferenciais, é uma obrigação da Companhia por estar listada no Nível 2 de Governança Corporativa da B3 e há esta previsão no Capítulo VIII, art. 82 e art. 83 do Estatuto Social da Companhia.

Sou acionista da Sanepar. Como posso ter acesso ao Informe de Rendimentos das minhas ações?

O Informe de Rendimentos referente às ações da Companhia é encaminhado via Correios para todos os acionistas com cadastro atualizado junto ao nosso escriturador, a Itaú Corretora de Valores S.A., responsável pelo envio. A Atualização deste cadastro é realizada por meio do cadastro em sua corretora. Caso o acionista seja correntista do Banco Itaú, pode retirar seu informe acessando sua conta corrente. Caso contrário, é possível realizar um cadastro específico na Itaú Corretora (apenas para obtenção do documento). Não obtendo sucesso, entre em contato com a equipe de RI.

Qual é a política de divulgação de atos e fatos relevantes da Sanepar?

Acesse a política de divulgação de atos e fatos relevantes da Companhia através do item “Estatuto, Códigos e Políticas” no menu “Governança Corporativa”.

Como faço o cadastro no mailing list da Sanepar, para que eu possa ter acesso aos comunicados, fatos relevantes e avisos aos acionistas?

Para se cadastrar no mailing list de RI da Sanepar, acesse o item “E-mail Alerta” no menu “Serviços aos Investidores”.

Como posso entrar em contato com a equipe de RI da Sanepar?

Acesse o item “Fale com RI” no menu “Serviços aos Investidores” para entrar em contato conosco através de E-mail, telefone ou para agendar uma reunião.

Como a Sanepar faz a transmissão das suas teleconferências? Com que frequência? Posso acessar os áudios e a apresentação das teleconferências anteriores?

Trimestralmente, a Sanepar apresenta seus resultados a todos os interessados. O link para acompanhamento e as informações a respeito das teleconferências estão disponíveis na homepage de RI da Companhia. Para acessar os áudios e as apresentações das teleconferências, acesse o item “Central de Resultados” no menu “Divulgação e Resultados”.

Sou acionista da Companhia. Existe algum evento para que eu possa conhecer a operação e a estrutura da Sanepar?

Sim. Anualmente a Companhia promove o Sanepar Day, evento destinado a acionistas, investidores, analistas e demais profissionais do mercado para que conheçam a estrutura da Sanepar. Em 2018, o Sanepar Day ocorreu no dia 06/06/2018.

Onde e quando a Sanepar promove a Reunião Pública Anual com Analistas e Investidores?

Anualmente, a Sanepar promove a sua Reunião Pública Anual com Analistas e Investidores em conjunto com a APIMEC. Nos últimos dois anos, a Reunião Pública ocorreu em São Paulo, no dia 11/08/2017 e no dia 14/08/2018.

Quanto o município de Curitiba representa na receita total da Sanepar?

Atualmente, 24,3% da receita total da Sanepar é oriunda da concessão de Curitiba. É possível acompanhar estes dados para Curitiba e outras grandes cidades através do Press Release, publicado trimestralmente.

Como é calculada a tarifa da Sanepar?

Com base no regime de regulação por incentivos, que prevê de modo mais adequado, a remuneração para os investimentos prudentes e o estímulo à manutenção de custos operacionais eficientes possibilitando ganhos de produtividade (Fator X) e seu consequente compartilhamento com o consumidor. A cada Revisão Tarifária Periódica (RTP) é estabelecida uma nova tarifa, observada a modicidade tarifária e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão, sendo este um dos procedimentos de ajuste e adequação dos componentes tarifários que também podem ser corrigidos por meio de uma Revisão Tarifaria Extraordinária (RTE) e ainda, ajustados por meio por meio da aplicação de um IRT – Índices de Reajustes Tarifários. Um melhor detalhamento pode ser verificado no menu “Regulação”.

A Sanepar possui PPPs (Parceria Público-Privado)?

Sim. Há uma PPP no litoral do estado, em conjunto com a empresa SLP. Esta PPP foi responsável pelas construções necessárias (Estações elevatórias, de tratamento, etc) à prestação dos serviços de esgotamento sanitário.

Além disso, em breve serão lançados editais para que se façam estudos em 110 cidades do Estado do Paraná para que seja analisada a possibilidade de implantação de novas PPPs, a fim de ampliar o atendimento com sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário no estado.

Última atualização em

Close