A estrutura organizacional da Sanepar é apresentada em seu organograma, formado pela Assembleia Geral de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitê Técnico, Comitê de Indicação e Avaliação, Comitê de Auditoria Estatutário e a Diretoria Executiva constituída pela Diretoria da Presidência e pelas demais: Administrativa, Comercial, Financeira e de Relações com Investidores, Investimentos, Meio Ambiente e Ação Social, Jurídica e Operações.
DIRETORIA EXECUTIVA
Compete à Diretoria Executiva a gestão corrente dos negócios da Companhia, obedecidos o Plano de Organização, o Plano de Negócios Plurianual e o Orçamento Anual elaborados e aprovados de acordo com o Estatuto Social da Companhia.
A Diretoria Executiva será constituída por até 8 (oito) diretores com funções executivas, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração, designados Diretor-Presidente, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Diretor de Operações, Diretor Administrativo, Diretor Comercial, Diretor de Investimentos, Diretor de Meio Ambiente e Ação Social e Diretor Jurídico.
O mandato dos Diretores é de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.
A Diretoria Executiva reunir-se-á, ordinariamente pelo menos uma vez por mês, e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou por 2 (dois) diretores.
A Diretoria Executiva deliberará validamente com a presença mínima de 5 (cinco) de seus membros.
As atribuições da Diretoria Executiva estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição da Diretoria Executiva:
Nome | Cargo | Término da Gestão | |
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Claudio Stabile | Diretor-Presidente | 10/06/2022 | |
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Advogado
Formação
Experiência
Outras Experiências
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Sergio Wippel | Diretor de Operações | 10/06/2022 | |
Engenheiro Sanitarista
Formação • Graduação – Engenharia Sanitária – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;
Experiência • 1990 – 1991 – Engenheiro de Projetos de Expansão – Sanepar/Cascavel; |
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Priscila Marchini Brunetta | Diretora Administrativa | 10/06/2022 | |
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Advogada
Formação
Experiência
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Leura Lucia Conte de Oliveira | Diretora de Investimentos | 10/06/2022 | |
Engenheira Civil
Formação
Experiência
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Andrei de Oliveira Rech | Diretor Jurídico | 10/06/2022 | |
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Advogado
Formação
Experiência
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Abel Demetrio | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | 10/06/2022 | |
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Administrador de Empresas
Formação
Experiência
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Julio Cesar Gonchorosky | Diretor de Meio Ambiente e Ação Social | 10/06/2022 | |
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Oceanógrafo
Formação
Experiência
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Elerian do Rocio Zanetti | Diretor Comercial | 10/06/2022 | |
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Pedagogo
Formação
Experiência
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CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
O Conselho de Administração é o órgão deliberativo responsável por determinar as diretrizes e orientação geral para os negócios, e por formular e expressar as políticas da Companhia.
O Conselho de Administração é composto de 9 (nove) membros titulares, dentre os quais um será o seu presidente, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de Acionistas, para um mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos.
O Conselho de Administração reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, de um terço de seus membros ou quando solicitado pela Diretoria Executiva, e deliberará validamente com a presença mínima de 5 (cinco) de seus membros.
As atribuições do Conselho de Administração estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição do Conselho de Administração:
Nome | Cargo | Término do Mandato |
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Vilson Ribeiro de Andrade | Presidente do Conselho | 22/04/2022 |
Adriano Cives Seabra | Conselheiro – Membro Independente | 22/04/2022 |
Claudio Stabile | Conselheiro | 22/04/2022 |
Eduardo Francisco Sciarra | Conselheiro | 22/04/2022 |
Elton Evandro Marafigo | Conselheiro – Representante dos Empregados | 22/04/2022 |
Jacques Geovani Schinemann | Conselheiro | 22/04/2022 |
Joisa Campanher Dutra Saraiva | Conselheira – Membro Independente | 22/04/2022 |
Rodrigo Sanchez Rios | Conselheiro | 22/04/2022 |
CONSELHO FISCAL
A Companhia terá um Conselho Fiscal composto por 5 (cinco) membros titulares e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, para o mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.
O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Conselho de Administração, Diretoria ou por qualquer de seus membros efetivos, com as atribuições, competências, deveres e responsabilidades estabelecidos em lei.
Composição do Conselho Fiscal:
Titulares | Suplentes | Cargo | Término do Mandato |
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Ricardo Cansian Netto | João Elias de Oliveira | Conselheiro Fiscal | 24/04/2021 |
Luis Otavio Dias da Fonseca | Daniel Ricardo Andreatta Filho | Conselheiro Fiscal | 24/04/2021 |
Laerzio Chiesorin Junior | Enzo Molinari | Conselheiro Fiscal | 24/04/2021 |
Reginaldo Ferreira Alexandre | Walter Luiz Bernardes Albertoni | Conselheiro Fiscal | 24/04/2021 |
Paulo Roberto Franceschi | Ricardo Bertucci | Conselheiro Fiscal | 24/04/2021 |
COMITÊ TÉCNICO
A Companhia terá um Comitê Técnico integrado por 6 (seis) membros a serem indicados pelo Conselho de Administração, podendo os membros do Comitê Técnico serem, ou não, membros do Conselho de Administração. Um dos representantes do Comitê de Técnico será necessariamente um conselheiro de administração representante dos acionistas minoritários ou preferencialistas, indicado pelos seus pares.
O Comitê Técnico é um órgão de assessoramento do Conselho de Administração, mediante elaboração de pareceres opinativos e não vinculantes, sobre os temas definidos pelo Estatuto Social da Sanepar.
Composição do Comitê Técnico:
Nome | Cargo | Término do Mandato |
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Alex Sandro Noel Nunes | Membro do Comitê Técnico | 22/04/2022 |
Lucas Grubba Pigatto | Membro do Comitê Técnico | 22/04/2022 |
Gizele Aparecida Tibes Siqueira | Membro do Comitê Técnico | 22/04/2022 |
Helio Renato Wirbiski | Membro do Comitê Técnico | 22/04/2022 |
Vinicius Greco Pazza | Membro do Comitê Técnico | 22/04/2022 |
COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO
A Companhia terá um Comitê de Auditoria Estatutário integrado por 4 (quatro) membros independentes, a serem indicados pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 2 (dois) anos, sendo que o termo final coincidirá com o mandato dos Conselheiros de Administração, permitida 3 (três) reconduções consecutivas. Um dos representantes do Comitê de Auditoria será necessariamente um conselheiro de administração independente, indicado pelos seus pares.
O Comitê de Auditoria Estatutário reunir-se-á, no mínimo mensalmente de forma ordinária e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente. Quando entender necessário, o Comitê poderá reunir-se com qualquer membro das Diretorias, Auditoria Independente, Auditoria Interna, Conselho Fiscal ou outro órgão de governança.
As atribuições e competências do Comitê de Auditoria Estatutário estão previstas no Estatuto Social da Companhia.
Composição do Comitê de Auditoria Estatutário:
Nome | Cargo | Término do Mandato |
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Artemio Bertholini | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 26/04/2020 |
Cassio Prudente Vieira Leite | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 26/04/2020 |
João Paulo de Castro | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 22/04/2022 |
Vilson Ribeiro de Andrade | Membro do Comitê de Auditoria Estatutário | 22/04/2022 |
O contato direto com o Comitê de Auditoria Estatutário pode ser realizado através do email comiteauditoria@sanepar.com.br
Este canal de comunicação destina-se ao registro de ocorrências/denúncias relacionadas exclusivamente a:
- Inobservância de normas legais e regulamentares;
- Indício de fraude ou erro em controles internos ou demonstrações contábeis;
- Denúncia de suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética;
- Atividades de auditoria interna e independente.
Caso a manifestação não se enquadre nas hipóteses acima ou se você pretende registrar uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, acesse o Canal da Ouvidoria.
Para garantir confidencialidade, imparcialidade e independência na análise das informações recebidas, as mensagens serão encaminhadas diretamente ao Comitê de Auditoria, que é formado por integrantes sem qualquer vínculo de subordinação à Diretoria Executiva da Companhia.
Serão assegurados o tratamento confidencial das informações e a proteção da identidade do prestador, quando solicitada.
O canal admite o registro de denúncia anônima, desde que composta de fatos ou informações objetivas que possibilitem a verificação e identificação dos elementos concretos denunciados.
COMITÊ DE ELEGIBILIDADE
A Companhia terá um Comitê de Elegibilidade que serão eleitos e destituídos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 anos, permitindo 2 reconduções consecutivas.
O Comitê de Elegibilidade é órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar dos acionistas, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários, nos termos da legislação vigente.
O Comitê de Elegibilidade reunir-se-á sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.
Composição do Comitê de Elegibilidade:
Nome | Cargo | Término do Mandato |
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Roberval Vieira | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |
Fabio Leandro Tokars | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |
Robson Augusto Pascoalini | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |
João Biral Junior | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |
Valquiria Aparecida de Carvalho | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |
Thais Cercal Dalmina Losso | Membro do Comitê de Indicação e Avaliação | 24/04/2021 |